terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CHUTAMOS - AGORA O PRÓXIMO PASSO - não pode parar!



FUNARTE ABRE AS PORTAS PARA O PROJETO VIVO DO MOVIMENTO DULCYNELÂNDIA (?)



O Teatro Dulcina depois de 8 anos de obscura atividade, abre as pernas.


A FUNARTE, órgão responsável pelo teatro atualmente, através da autorização do presidente Sérgio Mamberti, libera o Teatro Regina-Dulcina para a ocupação no aniversário dos 73 anos do teatro.


À todos da FUNARTE, agradecemos de coração a abertura desse diálogo e o carinho que recebemos de todos vocês; presidência, diretoria e servidores. Sem dúvida nenhuma, o que estamos fazendo juntos nesses aniversários já entrou para a história do Regina-Dulcina.


A idéia do movimento com essa abertura no dia 5 foi para que os artistas, e todos que lá entrassem, se questionassem sobre o estado do teatro.


O que precisa ser feito?


O CHUTE 8°, que foi realmente uma festa, com quem estava, foi, para quem quis saber, apenas a ponta da ação necessária para a reabertura do teatro numa reforma inovadora.


Agora não podemos parar.


O Movimento Dulcynelândia propõe as seguintes ações como caminho para uma abertura e reabertura do teatro numa ação viva com a Cinelândia. Tendo como representantes a Ocupação Manuel Congo com seus moradores; os artistas interessados na prática e experimentação de seus trabalhos em comunhão com a ação de estimular o público, as crianças e os adolescentes da Ocupação e da Cinelândia; e os arquitetos interessados em pensar uma arquitetura na relação viva com o social e com as novas criações do teatro. Desenvolvendo assim trabalhos que influenciem a arquitetura e a ocupação do teatro para uma renova-ação.


1. Que se firme com a FUNARTE e o Movimento Dulcynelândia um TIME de arquitetos e engenheiros que farão o levantamento do orçamento para uma reforma emergencial até dia 3 de fevereiro.


2. Dia 3 de fevereiro de 2009 uma parte do Movimento, que terá ido para São Paulo, volta ao Rio com a peça A MORTA para ser apresentada em homenagem a Dulcina de Moraes no dia do seu aniversário, em parceria com a FUNARTE. Será necessário preparar o teatro para uma encenação de rito para Dulcina.


3. No mesmo 3 de fevereiro o Movimento trará uma proposta de ocupação para o ano de 2009 dentro do Teatro Regina-Dulcina com a Ocupação Manoel Congo e os outros artistas interessados na construção de uma Universidade Livre.


4. Instituir uma ASSEMBLÉIA DE ARQUITETURAÇÃO DULCYNA no ano de 2009 para se discutir as propostas e idéias, dos artistas que estarão envolvidos na ocupação do teatro e dos artistas convidados, para o novo projeto arquitetônico do teatro.


5. Que a parceria aberta entre a FUNARTE e o Movimento Dulcynelândia continue para que o Teatro Regina-Dulcina seja um espaço completamente inovador e que o ato concretizado dia 5 de dezembro, força de concentração dos outros CHUTES, não morra esquecido e abandonado.


O Movimento Dulcynelândia não que deixar o Teatro Dulcina fechado.

Porém a ação de abertura deve ser conjuminada com uma ocupação artística que mobilize a necessidade, e revele o que o teatro realmente precisa como reforma ideal.

Tornando-o um espaço para uma Universidade Livre, centro de pesquisa e prática de experimento em conhecimento; cultura e educação.


É preciso que a FUNARTE se comprometa perante os artistas que estiveram no teatro no dia 5, e que se interessaram pela revitalização do Dulcina.


Para tanto fica a proposta acima descrita, para que nos concentrarmos na montagem da peça e na formação desse time para o levantamento do Orçamento de Reforma Emergencial, e assim prepararmos o dia 3 de fevereiro. Para que a partir desse dia a proposta que traremos de ocupação possa acontecer efetivamente dentro do teatro, enquanto acontece a reforma emergencial.



"...o que eu desejo ardentemente é que toda essa busca, esta pesquisa e inquietação nos conduzam à uma realização da verdade.

Que o teatro encontre a palavra para dizer; o gesto para fazer!


Dulcina de Moraes




Movimento Dulcynelândia


dulcynelandia@gmail.com

www.movimentodulcynelandia.blogspot.com

21 2507-4725

Um comentário:

Adriano Veríssimo disse...

Puxa...
Acompanhando desde o primeiro chute aqui de São Paulo, fico, mesmo distante, extremamente feliz pela conquista de vocês. Depois de muita luta, de muito churrasco-antropofágico, depois de muito nariz pintado, o resultado chega, a vitória foi alcançada.

Parabéns companheiros...
Queridos, torço mesmo que de longe e sempre me colocando a disposição para o que precisarem aqui em Sampa.
E assim que tiver oportunidade, irei ao Rio para conhecer de perto tudo isso que me encantou e me deu forças para açõs parecidas por aqui.

Grande abraço

Adriano Veríssimo

Chega junto

dulcynelandia@gmail.com

Imagens de dentro do Teatro Regina-Dulcina


CONHEÇA O CANAL DULCY veja mais vídeos
http://canaldulcynelandia.blogspot.com/